Notícias

Pesquisadores de Bologna descobrem um dos primeiros textos do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini

Pesquisadores de Bologna descobriram um dos primeiros artigos assinados pelo escritor, poeta e cineasta italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975).

O documento é datado de abril de 1942, quando o intelectual tinha 20 anos, e foi publicado em uma revista da "Gioventù Italiana del Littorio", organização juvenil de orientação fascista. O grupo foi dissolvido em 1943, e o artigo caiu no esquecimento.

Chamado "Nota sobre a poesia atual", o texto de Pasolini faz uma firme defesa dos poetas contemporâneos e exalta os "valores íntimos e verdadeiros da poesia na lírica, por exemplo, de um Ungaretti ou de um Montale". O trecho se refere a Giuseppe Ungaretti e Eugenio Montale, poetas italianos da época. O primeiro chegou a dar aulas na Universidade de São Paulo (USP), enquanto o segundo venceu o Nobel de Literatura em 1975.

Morto em 1975, o diretor é um dos grandes nomes do cinema italiano e produziu grandes clássicos da sétima arte, como o perturbador "Salò ou os 120 dias de Sodoma". No entanto, antes de cineasta ele era um profícuo escritor, dono de uma vasta produção poética. 

Recentemente, uma antologia de seus poemas foi publicada no Brasil pela editora Cosac Naify. (Fonte: Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios