Notícias

Polícia italiana prende padre acusado de desviar 14 milhões de euros de hospital

A polícia italiana prendeu em Roma padre Franco De Caminada, conselheiro delegado do Istituto Dermopatico dell'immacolata (IDI), com a acusação de ter desviado cerca de 14 milhões de euros (cerca de R$ 37 milhões) da receita do próprio hospital.

Junto com o padre foram presos dois empresários supostamente ligados ao esquema de desvio de verba, Domenico Temperini e Antonio Nicolella.

O IDI é um dos centros de excelência de dermatologia e cirurgia plástica da Itália, fundado e administrado pela Congregação dos Filhos da Imaculada Conceição. Em 2011 o IDI entrou em uma forte crise financeira, que obrigou a demitir 400 funcionários, entre médicos, enfermeiros e outros profissionais. O pagamento de salários também atrasou por vários meses, e foi a razão que levou as autoridades italianas a investigar sobre a administração do instituto.

No dia 18 de fevereiro desse ano o então papa Bento XVI nomeou o cardeal Giuseppe Versaldi ao cargo de delegado pontifício para "dirigir" a Congregação dos Filhos da Imaculada Conceição para gerir a recuperação econômica da estrutura sanitária. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios