Notícias

Italianos protestam contra vencedores do Festival de Veneza

Após o anúncio dos vencedores do 69º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que consagrou o sul-coreano Pietà com o Leão de Ouro, os italianos, que desde cedo aguardavam a passagem dos vencedores do Palazzo del Cinema, começaram a protestar. Os motivos eram desde artistas que não apareceram à ausência de alguns favoritos na lista dos premiados.

Giuliana Semmoli, Chiara Sanddaro e Ana Fiosca, as primeiras a chegar ao local, às 8 horas da manhã, estavam inconformadas com a ausência de Joaquin Phoenix, que ganhou mas não apareceu. "Muito indelicado da parte dele esnobar o prêmio desse jeito", disse Chiara, que todo ano vem acompanhar, pelo menos no último dia, o Festival.

O crítico de cinema Pietro Romanelli reclamou da ausência de Marco Bellocchio na lista de premiados. "Foi uma vergonha. Bellocchio é esnobado pelo júri sempre que participa, mas não dava para esperar outra coisa de um júri cheio de americanos", disse, revoltado.

Apesar de não concordar com o resultado, Romanelli confessou que foi justa a premiação de Pietà. "É um grande filme e não digo que este não merecia ser o vencedor, mas Bellocchio podia ter ganho alguma coisa."

Veja a lista completa dos vencedores do 69º Festival de Veneza:

Leão de Ouro de melhor filme: Pietà, de Kim Ki-duk (Coreia do Sul)
Leão de Prata de melhor diretor: Paul Thomas Anderson por The Master (Estados Unidos)
Prêmio especial do júri: Paradise: Faith, de Ulrich Seidl (Áustria)
Volpi Cup de melhor atriz: Hadas Yaron por Lemale Et Ha'Chalal (Israel)
Volpi Cup de melhor ator: Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman por The Master
Prêmio Marcello Mastroianni de novo talento feminino ou masculino: Fabrizio Falco, por seus papéis em È Stato il Figlio, de Daniele Cipri, e Bella Addormentata, de Marco Bellocchio
Melhor roteiro: Olivier Assayas, diretor francês de Après Mai
Prêmio de melhor fotografia: Daniele Cipri, diretor italiano de È Stato il Figlio

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios