Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: POLÍTICA: “Canguru” aumenta tensão em debate sobre reforma no Senado Italiano
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > POLÍTICA: “Canguru” aumenta tensão em debate sobre reforma no Senado Italiano
Notícias

POLÍTICA: “Canguru” aumenta tensão em debate sobre reforma no Senado Italiano

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O canguru é o mais novo protagonista do acalorado debate no Senado italiano sobre o projeto de reforma que acaba com o bicameralismo paritário no país. Enquanto examinava as quase oito mil emendas apresentadas pela oposição para retardar a votação da medida, o plenário da Casa rejeitou, de uma vez só, 1,4 mil delas por meio de um instrumento apelidado com o nome do marsupial, provocando protestos dos parlamentares contrários ao governo.

Esse recurso permite agrupar emendas que possuem conteúdo análogo. Ou seja, uma vez refutada a primeira, todas as outras caem, dando à situação uma maneira de evitar obstrucionismos no Congresso. A decisão de aplicar o "canguru" foi tomada pelo presidente do Senado, Pietro Grasso, que pertence ao Partido Democrático (PD), liderado pelo premier Matteo Renzi.

https://www.provincia.biella.it/

A medida causou tanta polêmica que Grasso foi obrigado a interromper a sessão desta última quarta-feira para convocar a Junta para o Regulamento da Casa, que, por um placar de 10 votos a quatro, decidiu pela legalidade do "canguru". Os senadores que ficaram contra pertencem ao Movimento 5 Estrelas (M5S), do comediante Beppe Grillo, ao socialista Esquerda, Ecologia e Liberdade (SEL) e ao partido de extrema-direita Liga Norte.

Isso atrasou ainda mais a deliberação das emendas, tornando cada vez mais improvável a votação final do projeto até 8 de agosto, como deseja o governo. "Nós não perdemos a paciência. Obrigado aos senadores que estão apoiando essa reforma", escreveu Renzi no Twitter. Segundo ele, a nova lei não é o capricho de um primeiro-ministro autoritário, mas sim o único caminho para tirar a Itália do "pântano".

A reforma

No último dia 21, o Senado começou a analisar um projeto de lei que acaba com o bicameralismo paritário na Itália. A iniciativa tem causado polêmica porque transforma a Casa em uma espécie de "Câmara das Autonomias", sem membros eleitos diretamente pelo povo.

Ao invés dos atuais 315 senadores, ela seria composta por 100, dos quais cinco seriam nomeados pelo presidente e os outros 95 seriam prefeitos e membros de assembleias legislativas. Além disso, esses novos "senadores" não receberiam salários e nem teriam direito a votar temas como a confiança ao governo e o orçamento, função que caberia apenas aos deputados.

No entanto, eles continuariam tendo papel em algumas questões, como a discussão de reformas constitucionais.

Você pode se interessar também por ...

COMITÊ DO PARLAMENTO: Pedido de impeachment do presidente italiano Giorgio Napolitano é arquivado
Agência italiana libera uso da vacina anti-Covid da Moderna
ELEIÇÕES GERAIS NA ITÁLIA: Italianos vão às urnas para escolha do novo premier e Parlamento
RELATÓRIO PREOCUPANTE: Itália bate recorde negativo de natalidade, de acordo com o Istat
Fotógrafo Sebastião Salgado é homenageado em Milão
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Governo italiano desenha Orçamento com 23 bilhões de euros para famílias e empresas

Fabio Botto
Fabio Botto
15 de outubro de 2026
Cidade de Veneza ampliará cobrança de taxa turística para 72 dias em 2027
Giorgia Meloni destaca amizade entre Itália e EUA baseada “na liberdade e na democracia”
Itália defende ajuda urgente a Gaza e cobra iniciativa para desarmar Hamas
Fotógrafo italiano vence prêmio com imagem de elefanta com filhote morto
Papa Leão XIV apresenta “boa recuperação” após cirurgia e retoma trabalho
Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?