
A centro-esquerda saiu vitoriosa no primeiro turno das eleições administrativas nas cidades de Gênova e Ravenna, na Itália.
Na capital da região da Ligúria, no norte do país, a ex-atleta Silvia Salis garantiu um confortável triunfo em cima de Pietro Piciocchi, da centro-direita, e se tornou a nova prefeita da cidade. Com 632 seções das 653 averiguadas, a jovem política somou 51,66% dos votos, enquanto o oponente teve apenas 44,04%.
“Gênova mostrou como a direita só se legitima pela não união do campo progressista. O campo progressista possui em si competências que a direita não tem e não pode temer nenhuma eleição”, declarou Salis.
Piciocchi já admitiu a derrota no pleito e ligou para Salis. Em um telefonema curto e educado, o candidato da centro-direita disse a ela que foi uma vitória “com grandes números” e desejou boa sorte.
A centro-esquerda confirmou seu favoritismo em Ravenna ao ganhar a eleição local com Alessandro Barattoni, que conquistou mais de 58% das preferências, contra 24% de Nicola Grandi, que concorreu sob o guarda-chuva dos partidos Força Itália (FI) e Irmãos da Itália (FdI). A Liga apoiou Alvaro Ancisi, mas reuniu somente 6% dos votos.
“Já estamos trabalhando na Ravenna dos próximos 10 anos. As prioridades nas quais começaremos a trabalhar são o porto e a comparação com os outros prefeitos da Romagna para a ferrovia de alta velocidade”, disse o recém-eleito prefeito.
Apesar dos tropeços em duas importantes cidades italianas, principalmente Gênova, a centro-direita busca ver uma luz no fim do túnel. As legendas observam com atenção o segundo turno que ocorrerá em Matera e em Taranto.