Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: POLÍTICA: Eleições municipais e referendos na Itália tem baixa afluência. Palermo registra graves problemas
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > POLÍTICA: Eleições municipais e referendos na Itália tem baixa afluência. Palermo registra graves problemas
Notícias

POLÍTICA: Eleições municipais e referendos na Itália tem baixa afluência. Palermo registra graves problemas

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O dia das eleições municipais em mais de 970 cidades e de referendos na Itália teve uma baixa afluência dos eleitores por todo o país.

Segundo o boletim divulgado ao meio-dia (hora local) deste domingo (12) pelo Ministério do Interior, apenas 17,78% dos eleitores foram às para escolherem seus novos prefeitos e 6,45% votaram nos cinco referendos que, basicamente, questionam os cidadãos sobre mudanças no sistema judiciário.

https://www.provincia.biella.it/

No segundo relatório, publicado às 19h, o número subiu para 11,45% nos referendos e para 41,7% nas eleições municipais.

Para terem validade, os referendos precisarão atingir quórum mínimo de 50%. O principal deles é a revogação da lei que prevê a cassação e inelegibilidade automática para ocupantes de cargos eletivos e de governo que foram condenados por crimes dolosos de maneira definitiva.

Os outros questionam se a Justiça pode determinar a prisão preventiva de suspeitos com base no risco de repetição do mesmo delito pelo qual são investigados; se o magistrado pode passar do papel de juiz para promotor e vice-versa; se advogados e professores de Direito podem votar nos pareceres de conselhos judiciários sobre o trabalho da magistratura; e sobre a norma que obriga magistrados a obter pelo menos 25 assinaturas de colegas para se candidatar ao Conselho Superior da Magistratura, órgão de autogoverno do poder Judiciário.

Palermo

Depois de viver um sábado (11) de caos com a ausência de cerca de 100 presidentes de sessões eleitorais, o que atrasou a organização dos locais de voto, a cidade de Palermo, capital da Sicília, voltou a registrar problemas.

Cerca de 50 sessões não abriram no horário previsto, às 7h, por conta da falta de seus responsáveis. Diversos foram os eleitores que denunciaram que seus locais de voto não estavam operando.

“Em relação à situação determinada pela renúncia de parte dos sujeitos nomeados para desenvolver a função de presidente de sessão, enquanto estamos buscando aplicar as consequências desse comportamento irresponsável, a administração municipal está enviando os atos para a Procuradoria da República para cada ação de competência com o objetivo de acertamento de responsabilidades de natureza penal”, disse em nota a administração municipal.

https://www.provincia.biella.it/

Palermo é a maior das cidades que tem para prefeito neste domingo. O presidente da Itália, Sergio Mattarella, que votou em um colégio eleitoral de Palermo, conseguiu exercer seu direito sem problemas.

Você pode se interessar também por ...

Associações gays italianas protestam contra música “Luca era Gay” que integrará “Sanremo 2009”
Itália tem mais de 215 mil professores não vacinados
Itália fica indignada pela decisão do Brasil de dar asilo a Cesare Battisti
Senado brasileiro aprova acordo de trocas sigilosas entre Itália e Brasil
Deputada ítalo-brasileira Renata Bueno pede ratificação de tratado sobre presos
TAGGED:POLÍTICA: Eleições municipais e referendos na Itália tem baixa afluência. Palermo registra graves problemas
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Matteo Salvini defende revogação da cidadania italiana de estrangeiros que cometem crimes

Fabio Botto
Fabio Botto
18 de maio de 2026
Nova flotilha com italianos é interceptada por Israel
Corpos de italianos desaparecidos são encontrados em caverna nas Maldivas
Defesa de autor de atropelamento na Itália pedirá perícia psiquiátrica
Embaixador do Brasil na Itália vê acordo União Europeia-Mercosul como complexo, mas com oportunidades
Tenista italiano Sinner vence Ruud, conquista Masters 1000 de Roma e entra para história do tênis
Líderes italianos prestam homenagem a Sinner após título histórico
Meloni e Mattarella visitam feridos em hospitais após ataque que chocou Itália
Giorgia Meloni celebra declaração europeia sobre gestão de fluxos migratórios
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?