Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Após cobrar reunião, Salvini rejeita convite de Conte

Após ter cobrado publicamente para ser recebido pelo governo, o líder da oposição na Itália, senador Matteo Salvini, recusou um convite do primeiro-ministro Giuseppe Conte, seu ex-aliado, para uma reunião nesta quinta-feira (9), em Roma.

Durante um evento de seu partido, a ultranacionalista Liga, na capital italiana, Salvini disse que se encontrará com Conte apenas depois que o governo “desbloquear canteiros de obras” e liberar a chamada “caixa integração”, auxílio público para ajudar no pagamento de funcionários de empresas em crise.

“Tenho compromissos mais importantes com trabalhadores e operários. Eu não vou”, declarou o ex-ministro do Interior. Seis dias atrás, Salvini havia cobrado de Conte um encontro “concreto” e afirmado que estava “disponível”, bastava dizer “onde e quando”.

O convite do governo se estende a todos os partidos da coalizão conservadora liderada por Salvini e tem como objetivo discutir um plano de reformas e desburocratização para acelerar a retomada da economia italiana. A oposição reclama que suas propostas foram ignoradas pela base aliada no Parlamento.

“Finalmente chegou o convite de Conte para nos encontrar na tarde de quinta-feira. Como anunciado, irei ao Palácio Chigi [sede do governo]”, disse a líder do partido de extrema direita Irmãos da Itália (FdI), deputada Giorgia Meloni, que cobrou a apresentação de um “documento com propostas pontuais” e que a reunião seja transmitida ao vivo.

Em visita a Madri, Conte afirmou que está disponível e que espera que o encontro se confirme, mas reconheceu que existe “um pouco de dificuldade em concordar uma data com a oposição”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios