Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Após grave crise no governo de Virginia Raggi, Roma volta a ter vice-prefeito

A maioria dos comissários do Movimento Cinco Estrelas (M5S) aprovou a escolha da prefeita de Roma, Virginia Raggi, e nomeou o então assessor de crescimento cultural, Luca Bergamo, como novo vice-prefeito da cidade.   

"Agradeço a Luca Bergamo por ter aceitado o cargo. Continuaremos a trabalhar juntos para a mudança e a renovação da nossa cidade", disse Raggi ao anunciar a escolha.

Bergamo substituirá Daniele Frongia, demitido do cargo, após uma crise sem precedentes atingir o Gabinete da prefeita.

O chefe do Departamento Pessoal da Prefeitura – e "braço-direito" de Raggi -, Raffaele Marra, foi preso sob acusação de corrupção. Segundo os membros do M5S, Frongia havia sido um dos principais responsáveis pelas nomeações e pelo caos político na capital italiana.   

No entanto, o assessor não era o favorito para o cargo. O fundador da multinacional Permasteelisa, Massimo Colomban, chegou a ser procurado pelo M5S, mas recusou o pedido porque não tinha "tempo nem disponibilidade para assumir o posto".   

Raggi, no entanto, ainda não anunciou que substituirá o chefe da Secretaria, Salvatore Romeo, nome que também não agradava M5S.   

Apesar de ter participado da escolha de Bergamo, Raggi está de certa maneira "encurralada" pelo partido, já que não poderá mais indicar ninguém de maneira exclusiva.   

Isso porque, os comandados de Beppe Grillo chegaram a cogitar a suspensão da prefeita ou até mesmo sua expulsão da sigla por causa das nomeações que ela fez de maneira individual – e que acabaram resultando em uma série de afastamentos. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios