Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Candidato de centro-esquerda vence eleição em Bolzano, norte da Itália

O candidato Renzo Caramaschi, do centro-esquerdista Partido Democrático (PD), o mesmo do primeiro-ministro Matteo Renzi, foi eleito prefeito de Bolzano, cidade situada no extremo norte da Itália.

Caramaschi recebeu 55,27% dos votos, superando o postulante da centro-direita, Mario Tagnin, que teve 44,73% e era apoiado pelo Força Itália (FI), de Silvio Berlusconi, e pela radical Liga Norte. "Trabalharei para dar a Bolzano uma sólida maioria. Não prometemos a lua, mas sim intervenções factíveis e necessárias", declarou o vencedor.   

Até esta última segunda-feira (23), o município era governado por um comissário extraordinário nomeado por Roma em substituição ao prefeito Luigi Spagnolli (PD), que fora eleito para seu terceiro mandato seguido em 2015, mas caiu pouco depois por ter perdido sua base no Conselho Municipal.   

Bolzano tem pouco mais de 100 mil habitantes, é uma das cidades mais importantes do norte da Itália e está a menos de 100 km da fronteira com a Áustria, que pode virar palco de uma crise humanitária nas próximas semanas devido ao crescente fluxo de imigrantes ilegais na região.   

Até por conta disso, as eleições locais registraram um crescimento inédito do movimento neofascista CasaPound, que conquistou três cadeiras no Conselho Municipal – a cidade é a única da Itália onde o grupo possui representação no poder público.  

No próximo dia 5 de junho, outras 1,3 mil cidades italianas irão às urnas para elegerem prefeitos e conselheiros municipais, incluindo Roma, Milão, Nápoles e Turim. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios