Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Gianfranco Fini recebe dissidentes cubanos em Roma

O presidente italiano da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, recebeu em Roma uma delegação de dissidentes cubanos, ex-presos políticos, expoentes do "Movimento Cristão de Libertação".

Durante o encontro, os cubanos entregaram ao político italiano o documento "El camino del pueblo", recentemente assinado pelos principais líderes dos movimentos da oposição cubana, na ilha e no exílio.

O presidente da Câmara expressou aos seus interlocutores a sua mais sincera solidariedade às aspirações de democracia do povo cubano.

Por sua vez, Pier Ferdinando Casini, líder da União dos Democrata-Cristãos de Centro (UDC) e mediador do encontro, fez um "apelo a todos os partidos italianos para que não esqueçam os dissidentes cubanos; e aos órgãos de informação que não esqueçam que Cuba ainda é um regime".

"Hoje o regime quer dar uma imagem de si diferente, mas a substância não muda", disse ele que usou o caso dos dissidentes que ficaram presos e agora foram exilados.

"Esta é a grande abertura do regime", observou ele citando o caso de um dos exilados, Regis Iglesias, intelectual e poeta, que foi preso em 2003, condenado há 18 anos de prisão, depois solto e exilado para a Espanha em 2010, assim como seus colegas, o economista José Miguel Martinez e o operário Jesus Mustafá Felipe. FABIO BOTTO FARHAN

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios