Notícias

POLÍTICA: Partido Liga Norte apresenta condições ao premier Berlusconi após derrota nos referendos

Após a nova derrota nas urnas do governo, nos referendos de domingo (12) e segunda-feira (13) passados, a Liga Norte, principal aliado de Silvio Berlusconi na coalizão governista, apresenta suas condições ao premier para relançar a ação do governo de centro-direita e recuperar o consenso.

"Minha avó dizia que um tapa dói, mas às vezes é saudável, porque te faz pensar e tomar consciência das coisas, além de abrir os olhos", disse Roberto Maroni, ministro do Interior e dirigente de destaque da Liga, ao comentar o que o seu companheiro de partido e de governo, Roberto Calderoli, definiu como a "segunda bofetada" sofrida nas urnas pela centro-direita.

Maroni disse que "após a derrota nas eleições municipais e nos referendos, em pouco menos de um mês, para o governo "chegou a hora de fazer as coisas: há dificuldades, há uma crise econômica, mas é preciso coragem e prudência", acrescentando que "espero que eles de fato recorram a esta categoria de coragem".

"Nós realizamos muito nestes três anos, na luta contra o crime organizado fizemos o que nunca foi feito antes, concretizamos a reforma da escola, a da universidade…, muitas coisas, mas há momentos em que é preciso decidir prosseguir na luta e acelerar os processos deste fazer", disse o ministro.

Maroni retomou um dos pontos já apontados nestes dias, como prioritário para relançar a maioria e o governo: "Assumimos uma série de compromissos com os eleitores em 2008 e um deles é a reforma tributária, com prioridades claras: o fisco das empresas e o das famílias".

Outro cavalo de batalha da Liga é a intervenção militar na Líbia que, de acordo com o partido autonomista, é injustificada e provoca novas ondas de imigração ilegal para a Itália. O partido exigiu que Berlusconi promova, ao nível internacional, uma iniciativa de negociação política com Tripoli.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios