Notícias

POLÍTICA: Primeiro-ministro Silvio Berlusconi admite possíveis eleições antecipadas

O premier italiano Silvio Berlusconi anunciou hoje que submeterá ao voto de confiança no Parlamento o seu programa de governo que inclui, entre outros, reformas na Justiça e mudanças nas políticas para o sul do país.

"A cúpula do PDL (Povo da Liberdade) validou que seus líderes na Câmara e no Senado apresentem a moção parlamentar que será submetida à confiança", disse Berlusconi ao término de uma reunião dos dirigentes de seu partido. 

"Se não obtivermos o comprometimento da maioria, nossa única alternativa será antecipar as eleições para dezembro", acrescentou Berlusconi, dizendo que sua legenda está "pronta para a votação". 

Em declarações à imprensa, o premier ainda prognosticou que, caso o programa para a continuidade de seu governo não seja aprovado e se torne necessário convocar eleições antecipadas, o PDL iria conquistar "um grande resultado, com percentuais acima de 50%". 

Berlusconi explicou também os quatro pontos principais de seu projeto de reformas para os próximos três anos: justiça, políticas para o sul do país, federalismo e tributação. O texto, de 10 páginas, foi aprovado ao término da reunião desta sexta-feira, que durou seis horas. 

O anúncio é um desenrolar da recente ruptura com o seu até então aliado Gianfranco Fini, presidente da Câmara dos Deputados, que foi retirado em julho passado da legenda que ajudou a fundar em 2009. 

Por sua vez, o titular da Câmara formou um novo grupo, Futuro e Liberdade para a Itália (FLI), integrado por dissidentes do PDL e seus partidários.

Com a saída de Fini e de seus aliados do partido governista, Berlusconi continuaria a enfrentar problemas para governar, já que com isso perdeu a maioria absoluta no Parlamento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios