Notícias

POLÍTICA: Silvio Berlusconi medirá sua maioria na Câmara dos Deputados, na próxima quarta-feira

O premier italiano Silvio Berlusconi se apresentará na quarta-feira (29) na Câmara dos Deputados para uma declaração programática, que servirá para avaliar a situação da maioria governista, após a cisão com Gianfranco Fini, que é presidente dessa assembleia legislativa.

Após a ruptura com Fini – com quem co-fundou o Povo da Liberdade (PDL), o principal partido governista -, em julho passado, Berlusconi anunciou que concentrará sua declaração em cinco pontos que considera cruciais para a segunda metade da legislatura e do mandato do seu Executivo.

Trata-se da reforma do sistema judicial (que inclui medidas para encurtar os processos e aliviar as prisões superlotadas do país), da reforma do fisco, para aliviar a carga fiscal, a descentralização em chave federal, o desenvolvimento do sul do país e a segurança pública, o que implicaria o enrijecimento das regras a respeito da imigração.

No último dia 12, Berlusconi destacou que "temos um programa, que são os cinco pontos que apresentaremos ao Parlamento, uma resolução que deverá ser votada", acrescentando que "posso garantir que haverá uma grande maioria" porque "não acredito que os aliados do presidente da Câmara deixarão de cumprir o compromisso que assumiram com os eleitores".

O premier se referia aos 36 deputados eleitos nas listas do PDL que, depois da ruptura com Fini, fundaram uma nova bancada, Futuro e Liberdade para a Itália (FLI), aos quais se somam os 10 senadores que constituíram o grupo correspondente na Câmara Alta.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios