Notícias

Precisamos explorar todas as soluções, diz Giorgia Meloni sobre Ucrânia

A premiê da Itália, Giorgia Meloni, disse que é preciso explorar “todas as opções” na mesa para colocar fim à guerra entre Rússia e Ucrânia. 

A primeira-ministra integra a delegação europeia que estará ao lado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na reunião com o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca.

“Não há soluções fáceis, acho que precisamos explorar todas as soluções possíveis para garantir paz e segurança para nossas nações”, disse Meloni em Washington.

“O trabalho que faremos hoje é importante”, acrescentou a premiê antes da reunião desta segunda-feira. “Após três anos e meio nos quais a Rússia não deu qualquer sinal de diálogo e pretendia a rendição de Kiev, finalmente se abrem espirais de diálogo”, reforçou.

Para encerrar a guerra, o presidente Vladimir Putin exige o reconhecimento da anexação da Crimeia, península tomada em 2014, e que a Ucrânia abra mão da totalidade das províncias de Donetsk e Lugansk, no chamado Donbass, e dos territórios já conquistados por Moscou nas regiões de Kherson e Zaporizhzhia.

Em troca, Putin teria aceitado a proposta italiana para EUA e Europa fornecerem garantias de segurança a Kiev nos moldes do artigo 5 da Otan, que diz que um ataque a um membro é um ataque contra todos, porém sem que o país faça parte da aliança.

“Estamos contentes que se parta de uma proposta italiana sobre as garantias de segurança”, disse Meloni em Washington.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios