Notícias

ELEIÇÕES REGIONAIS DA ITÁLIA: Primeiro dia marcado pela abstenção

Silvio Berlusconi apostou em força na campanha para as eleições regionais italianas, não olhando a meios financeiros. O primeiro-ministro, teme sair fragilizado da votação.

O período eleitoral foi marcada por vários manifestos anti-Berlusconi.

Com o índice de popularidade em queda – em grande parte, graças ao aumento do desemprego e aos escândalos e acusações de corrupção que atingiram o Governo -, Silvio Berlusconi moveu todos os meios para estas eleições, cujos resultados podem traduzir-se numa antevisão das eleições legislativas. Nesse sentido, o atual primeiro-ministro italiano procurou, sobretudo, combater a abstenção. Em especial, a de apoiantes desiludidos.

Segundo declarações de Ilvo Diamanti, professor universitário de Ciências Políticas, à Euronews, a preocupação maior de Berlusconi passa por convencer os indecisos e os apoiantes desapontados. O crescimento do principal partido da oposição e a influência dos magistrados na orientação do voto são preocupações adicionais.

Assim se explica, segundo a mesma fonte, que a RAI, estação pública de televisão, não tenha emitido debates políticos, alegadamente, para não favorecer nenhum partido. Reconhecendo um problema de liberdade de expressão no país, Diamanti aponta ainda um problema político. O debate está, na sua perspectiva, cada vez mais limitado a slogans e a uma linguagem vulgar e violenta.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios