Notícias

ELEIÇÕES GERAIS NA ITÁLIA: Centro-esquerda está 10 pontos à frente da centro-direita

A coalizão de centro-esquerda, com 34,9%, lidera as intenções de votos para as eleições parlamentares na Itália, marcadas para 24 e 25 de fevereiro, de acordo com uma pesquisa do Instituto SWG.

A coalizão de centro-esquerda é composta pelo Partido Democrático (PD, do secretário 
Pier Luigi Bersani), o SEL (Esquerda Ecológica Liberdade, do governador da Puglia, Nichi Vendola) e o Centro Democrático.

A uma distância de quase 10 pontos, segue-se com 25,3% a centro-direita liderada pelo ex-premier 
Silvio Berlusconi.

O Polo, comandado pelo atual primeiro-ministro demissionário do governo técnico, 
Mario Monti, está com cerca 13,8%; o Movimento 5 estrelas do comediante Beppe Grillo com 15,9%; enquanto cresce a Revolução Civil do magistrado Antonio Ingroia, com 4,5%.

O levantamento foi realizado pelo Instituto SWG, com exclusividade para a emissora de rádio e televisão pública italiana, RAI 3.

O SWG também fez uma sondagem sobre o próximo Executivo: apenas 14% dos entrevistados acreditam que será estável, contra os 61% que são da opinião contrária. Outros 25% responderam "não sei".


Sobre as intenções de voto, dentro da coalizão de centro-esquerda, o PD é o partido-líder com 29,8%, enquanto a de centro-direita é encabeçada pelo PDL (
Povo da Liberdade, de Berlusconi) com 15,7%, seguido pelo Liga Norte de Roberto Maroni mais a Lista Tremonti (do ex-ministro da Economia, Giulio Tremonti), com 6,1%.

Em relação ao centro, a Eleição Cívica de Monti tem mais consensos (8,8%), seguida pela União Democrática do Centro (UDC, do ex-presidente da Câmara dos Deputados, 
Pierferdinando Casini) com 4%. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios