Notícias

Premiê da Itália prorroga quarentena até 3 de maio

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou a prorrogação da quarentena no país, prevista para terminar em 13 de abril, até o próximo dia 3 de maio. Essa já é a segunda extensão no prazo das medidas de isolamento social válidas em todo o território italiano, que, inicialmente, seriam encerradas em 3 de abril.

“Prorrogaremos as medidas restritivas até 3 de maio. É uma decisão difícil, mas necessária, e assumo totalmente as responsabilidades políticas”, afirmou Conte em um pronunciamento em Roma.

Segundo o primeiro-ministro, os esforços feitos até o momento “não podem ser em vão”. De acordo com a Defesa Civil, o país contabiliza 147.577 casos do novo coronavírus e 18.849 óbitos, mas os números vêm desacelerando há algumas semanas em função das medidas de isolamento.

As regras de isolamento impedem que as pessoas saiam de casa se não for por motivos de trabalho, saúde ou urgentes. Além disso, o governo fechou atividades produtivas e comerciais não-estratégicas no fim de março.

No mesmo pronunciamento, Conte anunciou que livrarias, papelarias e lojas de roupas para bebês e crianças podem reabrir as portas em 14 de abril, desde que respeitem medidas de higiene e distanciamento físico.

Esse é o primeiro relaxamento nas restrições às empresas na Itália desde o início da pandemia. O primeiro-ministro também cogita autorizar a reabertura de outros setores antes de 3 de maio, “caso haja condições”.

O governo também instituiu uma força-tarefa de especialistas para programar o percurso de retomada das atividades econômicas, que será presidido pelo executivo Vittorio Colao, ex-CEO da operadora Vodafone.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios