Notícias

Premier da Itália Giuseppe Conte faz alerta contra Estado Islâmico no Iraque

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, fez um alerta, durante sua visita a Bagdá, contra jihadistas do grupo terrorista Estado Islâmico remanescentes no território iraquiano. “Os esforços iraquianos para derrotar o Estado Islâmico foram fundamentais, mas devemos estar conscientes de que o reaparecimento do EI representa também uma séria ameaça que requer uma vigilante atenção e um esforço coletivo”, disse.

A declaração do premier italiano foi dada durante coletiva de imprensa ao lado de seu homólogo iraquiano, Adel Abdul Mahdi, um dia após o Ministério da Defesa do Iraque publicar um vídeo de suas forças e aliados dos Estados Unidos realizando ataques aéreos contra alguns jihadistas remanescentes do grupo terrorista. Em dezembro de 2017, o governo iraquiano declarou vitória contra o Estado Islâmico, depois que as forças armadas retomaram o controle de toda a fronteira Iraque-Síria. No entanto, de acordo com a imprensa local, ainda há um reduto próximo da cidade de Baghuz, a leste do rio Eufrates.

Para Conte, a Itália é um dos principais contribuintes na luta contra o Estado Islâmico, principalmente porque tentou dar uma mão na formação militar e policial e também trabalhou para aumentar a cooperação nos campos econômicos, social e cultural.

“O governo italiano foi e permanecerá próximo do povo iraquiano.

E esteve por perto nos momentos mais difíceis”, acrescentou o premier, ressaltando que continuará a garantir apoio nesta fase de estabilização e reconstrução.

Nesta tarde, Conte ainda visitará Erbil, onde se encontrará com o primeiro-ministro do governo regional do Curdistão, Nechirvan Barzani. Depois disso, ele seguirá para a base de Camp Singara, onde o contingente italiano está concentrado na missão “Prima Parthica”.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios