Notícias

Lula e Berlusconi se reunirão na próxima segunda-feira em Roma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com o premier italiano, Silvio Berlusconi, em um almoço na próxima segunda-feira em Roma, e na agenda do encontro não se exclui o caso do ex-ativista italiano de esquerda Cesare Battisti.

 

"O almoço foi pedido pelo premier Berlusconi", disse à ANSA o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.

 

Questionado se esta atitude teria o objetivo de uma retratação, demonstrando que as relações bilaterais estão se recuperando depois do caso do ex-militante italiano, o porta-voz afirmou que "este assunto não tem porque causar abalos numa relação que é tão boa e tão profunda historicamente, como é a relação entre Brasil e Itália".

Ainda segundo declarou o porta-voz do Planalto à ANSA, na agenda da reunião não se exclui abordar o caso. "O tema não está excluso", afirmou.

Battisti, ex-militante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), é condenado à prisão perpétua na Itália pela morte de quatro pessoas, crimes cometidos na década de 1970. No Brasil, ele obteve em janeiro passado o status de refugiado político.

Seu caso agora é analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que julga o processo de extradição apresentado pelo Estado italiano.

Ontem, a segunda audiência do STF sobre o tema foi suspensa após o voto do ministro Marco Aurélio Mello, que empatou o placar. Na primeira sessão, em 9 de setembro, quatro membros do Supremo haviam votado a favor da deportação e três contra.

Lula chegará a Roma amanhã, depois de uma viagem à França, onde se reunirá com o presidente Nicolas Sarkozy. Na capital italiana, o mandatário participará da Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que acontece de segunda-feira a quarta-feira.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios