Notícias

Premier italiano diz que pode antecipar reabertura em regiões após 17/05

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, afirmou que conversará com os governadores das regiões italianas e que poderá antecipar algumas reaberturas específicas após o dia 17 de maio.

“As regiões, a cada dia, fornecerão os dados atualizados. Com o respeito às regras, estou confiante de que a curva epidemiológica poderá, posteriormente, diminuir em alguns territórios. Não ignoro os pedidos de algumas regiões e de algumas categorias em particular para antecipar a abertura das respectivas atividades. Estamos trabalhando também para isso”, disse o premier em uma entrevista ao “Affaritaliani.it”.

A fala do chefe do governo italiano vem após os inúmeros pedidos e críticas, feitos por parte dos governadores e de setores empresariais, para um relaxamento mais amplo do isolamento nos locais em que o número de casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) estão mais controlados.

Segundo Conte, as decisões serão tomadas sempre com o “interesse geral da tutela da saúde de todos os cidadãos”. No entanto, o primeiro-ministro alertou que a estrada da recuperação ainda “será longa”, mas celebrou os resultados obtidos desde o início do afrouxamento do lockdown, que começou por todo o país.

“Os italianos mostraram, completamente, um grande senso de responsabilidade. Na reação dos cidadãos, eu vi grande vontade de recomeçar, mas também a consciência de que é preciso fazer isso respeitando as regras. Os deslocamentos no transporte público e a volta ao trabalho de milhões de pessoas estão ocorrendo sem grandes problemas. É um primeiro passo encorajador, mas não esqueçamos que a estrada é longa e não podemos baixar a guarda”, destacou ainda.

Nesta segunda, a Defesa Civil informou que o número de casos ativos da Covid-19 ficou abaixo de 100 mil pela primeira vez desde o dia 10 de abril. Ao todo, 211.938 pessoas foram infectadas pelo novo vírus e 29.079 faleceram em decorrência da doença.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios