Notícias

Presidente da Autoridade Nacional da Palestina, agradece Berlusconi em propor “Plano Marshall”

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), agradeceu o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, por sugerir a criação de um Plano Marshall para reativar a economia palestina.

"O presidente (do Conselho de Ministros da Itália, ndr.) Berlusconi foi o primeiro a propor este plano. Um plano que dará prosperidade ao nosso povo e à nossa região. Por isto, não posso mais que ratificar os meus mais sinceros agradecimentos ao presidente Berlusconi, pelo apoio em nível bilateral e na União Europeia", afirmou Abbas, após se reunir com o premier em Roma.

 

O líder palestino está em visita oficial à Itália, sendo que hoje também se reuniu com o presidente Giorgio Napolitano e o presidente da Câmara dos Deputados do país, Gianfranco Fini.

Em março deste ano, Berlusconi propôs ajuda financeira à Palestina, nos moldes do Plano Marshall, que teria o objetivo de incentivar a economia local, principalmente por meio do turismo religioso, e melhorar a qualidade de vida da população.

O Plano Marshall foi um programa criado pelos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial para auxiliar a reconstrução do grupo de países aliados no conflito.

O primeiro-ministro italiano também reiterou hoje seu desejo para que sejam retomadas as negociações de paz entre Israel e Palestina.

"Eu confirmo o nosso empenho em todos os campos e em todas as direções para estarmos próximos da Palestina e para favorecer a retomada do processo de paz, fundamental não só para os israelenses e palestinos, mas para todo o Oriente Médio", disse o premier.

"Insistiremos com os nossos amigos de Israel até que o primeiro passo para a reabertura das negociações seja o congelamento dos assentamentos", defendeu Berlusconi, referindo-se aos assentamentos israelenses em territórios palestinos, motivo de conflitos.

Berlusconi, que definiu o líder palestino uma pessoa "sábia", dotada de "bom senso" e com uma grande "força de vontade", destacou ainda que a Itália apóia Abbas no trabalho em que está desenvolvendo para "reforçar a democracia, relançar a economia e consolidar os aparatos de segurança".

Antes do encontro com o primeiro-ministro da Itália, o presidente da ANP inaugurou em Roma o novo escritório-geral palestino. Está agendado para Abbas ser recebido pelo papa Bento XVI amanhã, no Vaticano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios