Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Presidente da Itália Sergio Mattarella dá ultimato para partidos para a formação de um novo governo
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Presidente da Itália Sergio Mattarella dá ultimato para partidos para a formação de um novo governo
Notícias

Presidente da Itália Sergio Mattarella dá ultimato para partidos para a formação de um novo governo

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, deu um ultimato para os partidos representados no Parlamento chegarem a um acordo que permita a formação de um novo governo.

Após mais uma fracassada rodada de negociações, o chefe de Estado afirmou que o "impasse" não pode prosseguir e que, caso ninguém construa uma maioria, ele mesmo pode tomar uma decisão unilateral.

https://www.provincia.biella.it/

"Deixei clara às várias forças políticas a necessidade de que nosso país tenha um governo na plenitude de suas funções", afirmou Mattarella após o fim das consultas com os partidos no Palácio do Quirinale.

Atualmente, a Itália é governada pelo primeiro-ministro Paolo Gentiloni, que já apresentou sua renúncia e continua no cargo apenas para cuidar de assuntos correntes. No entanto, a ausência de um novo governo impede que temas importantes avancem, como a previsão econômica para 2018 e a venda da Alitalia.

Mattarella, sempre discreto, dá mostras de que está perdendo a paciência, mas vê sinais que indicam um possível acordo entre Movimento 5 Estrelas (M5S), o partido com mais assentos no Parlamento (34%), e a Liga, líder da coalizão conservadora e dona de 19% das cadeiras da Câmara e 18% do Senado.

Por conta disso, decidiu esperar mais alguns dias para que Luigi Di Maio (M5S) e Matteo Salvini (Liga) resolvam suas diferenças. Se não houver acordo, o próprio mandatário tomará a iniciativa.

Neste caso, ele terá duas opções: dar um mandato "explorativo" para a presidente do Senado, Elisabetta Casellati, ou ao da Câmara, Roberto Fico, para que negociem diretamente com as forças políticas; ou dar um "pré-encargo" a Salvini ou Di Maio.

O que parece certo é que não haverá uma terceira rodada de consultas com Mattarella e que o presidente, um ex-magistrado que preza pelo funcionamento natural das instituições, não pode sequer ouvir falar em eleições antecipadas.

Berlusconi

https://www.provincia.biella.it/

O principal impasse nas negociações na Itália tem nome e sobrenome: Silvio Berlusconi. O antissistema M5S já declarou abertamente que gostaria de governar ao lado da ultranacionalista Liga, que, por sua vez, está amarrada a uma coalizão conservadora com o Força Itália (FI), presidido pelo ex-premier.

Salvini vem resistindo a romper a aliança não apenas por fidelidade a Berlusconi, mas porque, sem o apoio do FI, teria de ceder a cadeira de primeiro-ministro a Di Maio. Por outro lado, se o M5S se juntasse à inteira coalizão de direita, dona de 42% do Parlamento, o Palácio Chigi ficaria com o líder da Liga.

Se a Itália persistir no impasse, Mattarella pode ter de apelar para o chamado "governo do presidente", ou seja, um gabinete de duração e programa limitados, guiado por uma pessoa "respeitável" escolhida pelo chefe de Estado. Ainda assim, esse primeiro-ministro precisaria obter o voto de confiança do Parlamento.

 

Você pode se interessar também por ...

Região da Ligúria, norte da Itália, se opõe à medida que limita visitas a “Cinque Terre”
TROFÉU BIDONE D’ORO: Adriano leva “prêmio” de pior da Itália pela terceira vez
Novo hub de design une Brasil e Itália em São Paulo
Brasileira morre em acidente de carro na Itália
Prefeito de Milão é investigado em caso envolvendo Expo 2015
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Finlândia e Suécia confirmam transferências de solicitantes de refúgio à Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de agosto de 2026
Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
Vaticano tira padre italiano do comando de paróquia após ele transformar igreja em abrigo para 200 migrantes
Praia italiana que separa homens e mulheres bate recorde de público
Corpos de vítimas de queda de avião na Itália são achados abraçados
O lugar secreto onde a Itália está construindo o euro digital
Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?