Notícias

Premiê da Itália diz que Nova Rota da Seda não trouxe resultados

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que a cooperação com a China precisa prosseguir e ser melhorada, mas apontou que a Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI), conhecida como “Nova Rota da Seda”, não surtiu o efeito desejado.

A Itália assinou um memorando de entendimento com a China em 2019, na gestão do então premiê Giuseppe Conte, do Movimento 5 Estrelas (M5S), mas, quando Meloni assumiu o cargo no ano passado, ela garantiu que queria deixar o acordo porque não trouxe ganhos significativos para o país europeu.

O acordo expira em março de 2024 e teria sido automaticamente renovado, a menos que Roma avisasse formalmente com uma carta pelo menos três meses antes da data, como, de fato, ocorreu.

Vale destacar que o megaprojeto chinês tem como principal objetivo ampliar a influência de Pequim no mundo.

“Penso que as relações de cooperação comercial e econômica com a China devem ser mantidas e melhoradas, mas a ‘Nova Rota da Seda’ não deu os resultados esperados”, disse a chefe de governo italiana.

Meloni também comentou que Conte precisa explicar o motivo de a Itália ter sido o único país a ter aderido ao megaprojeto, sendo que Roma não é o principal parceiro comercial de Pequim.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios