Notícias

MANIFESTAÇÃO NA ITÁLIA: Milhares de italianos protestam contra os cortes na educação pública


Em Roma e em outras cidades italianas, milhares de estudantes, professores e sindicalistas protestam contra os cortes na educação pública, mais uma medida da política de austeridade contra a crise econômica do governo de Mario Monti.
Conflitos em protestos na Itália
Na capital italiana, um forte esquema de segurança para conter o protesto foi organizado desde cedo. As forças policiais impediram a marcha de chegar ao Parlamento. Em uma das faixas carregadas pelos manifestantes, lia-se: "Não à destruição das escolas". Em outra:

“Abaixo a crise e a austeridade, vamos exigir as nossas vidas”.
Manifestação na Itália
Após seguidos anos de reduções no orçamento dos ensinos fundamental e médio, os estudantes temem agora a aprovação pelo Parlamento de um controverso projeto de lei que permitirá às escolas obter fundos privados no lugar dos públicos.

O parlamento aprovou novas medidas que incluem cortes no setor da educação, no âmbito de um plano generalizado de poupanças e de redução das contas do Estado. As medidas deverão agora ser ratificadas pelo Senado.

Crise

A Itália entrou em recessão no final de 2011 e a retomada do crescimento deve ocorrer apenas em meados de 2013, de acordo com as previsões mais otimistas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios