Notícias

Presidente Dilma Rousseff abre exposição do italiano Caravaggio no Palácio do Planalto, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff inaugurou a exposição de seis obras do artista italiano Michelangelo Caravaggio (1571-1610) no Palácio do Planalto. No discurso que fez na abertura,  a presidente lamentou que seu quadro preferido do pintor, “Cupido Adormecido” (1608), não esteja na mostra. 

“‘Lamento, viu, embaixador, que a [pintura] que eu mais gosto não tenha vindo, que é o Cupido Adormecido. Mas, tem outras tão ou mais bonitas para muitas outras pessoas”, disse a presidente, se dirigindo ao embaixador da Itália no Brasil, Gherardo de La Francesca, também presente ao evento.

Dilma revelou que Caravaggio foi um dos pintores que mais a “impressionou”. “A vida dele é extremamente dramática – para não dizer em alguns aspectos trágica – mas ele sempre foi um grande, um grande degustador da vida. E isso está expresso em cada pintura que ele nos legou”, afirmou a presidente.

A exposição “Caravaggio” encerra a programação do Momento Itália-Brasil 2011-2012, promovido pelas embaixadas dos dois países.

Os seis quadros levados a Brasília são os principais da exposição “Caravaggio e seus seguidores”, que passou por Belo Horizonte e São Paulo e seguirá ainda para Buenos Aires, na Argentina.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios