Notícias

Presidente italiano repudia confrontos entre manifestantes opositores ao Trem de Alta Velocidade

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, repudiou os confrontos entre manifestantes opositores à linha de Trem de Alta Velocidade (TAV) entre Turim e Lyon e as forças de ordem que ocorreram nos últimos dias.

"A expressão do sagrado direito ao dissenso sobre qualquer escolha e decisão política e do governo deve excluir o recurso a violações de lei, violência, intolerância e intimidações, como o que foi mais do que verificado em nome da oposição ao projeto TAV Turim-Lyon", atestou ele ontem em nota divulgada pelo Palazzo Quirinale, sede da Presidência.

Napolitano enviou seu "apelo para aqueles que ainda não estão convencidos da importância, para a Itália e para a Europa, desta obra, para que desistam de comportamentos inadmissíveis. É preciso no país de um clima construtivo", assinalou.

Ele ainda atestou que, como chefe de Estado, e não de governo, não lhe compete entrar no mérito de conflitos políticos, negando que tenha participado de qualquer reunião sobre ao construção da linha, mas justificou seu pedido aos manifestantes como um "dever de reafirmar o princípio da legalidade".

Na semana passada, confrontos entre manifestantes e forças de ordem acabaram como muitos feridos e interromperam o andamento de trens e ônibus.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios