Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Presidentes da Itália e Eslovênia fazem encontro histórico
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Presidentes da Itália e Eslovênia fazem encontro histórico
Notícias

Presidentes da Itália e Eslovênia fazem encontro histórico

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Pela primeira vez na história, o presidente de um país integrante da antiga Iugoslávia prestou homenagem a vítimas italianas de um massacre promovido pelas tropas do marechal Josip Broz Tito após a Segunda Guerra Mundial.

Em um evento sem precedentes, os presidentes da Itália, Sergio Mattarella, e da Eslovênia, Borut Pahor, se reuniram para relembrar o Massacre das Foibe, quando milhares de pessoas que se opunham à anexação da região italiana de Friuli Veneza Giulia pela Iugoslávia foram assassinadas.

https://www.provincia.biella.it/

As vítimas eram jogadas com ou sem vida em buracos formados pela ação da água no solo, chamados na Itália de “foibe”. Estimativas apontam que de 5 mil a 17 mil italianos morreram na perseguição iugoslava, sendo que a maioria residia na cidade de Trieste e nas regiões croatas da Ístria e da Dalmácia.

De mãos dadas, Mattarella e Pahor depositaram uma coroa de flores na foiba de Basovizza, onde os iugoslavos teriam jogado os corpos de 2 mil italianos, e outra em um monumento por quatro eslovenos executados em 1930, durante o regime fascista, e que se tornaram símbolo da resistência da minoria eslava contra Benito Mussolini.

Em seguida, os dois chefes de Estado presenciaram a assinatura de um protocolo de entendimento que transfere a propriedade do edifício Narodni Dom, incendiado pelos fascistas em 13 de julho de 1920, a uma fundação constituída por associações da minoria eslovena em Trieste, capital de Friuli Veneza Giulia.

No início do século 20, o prédio abrigava o Hotel Balkan, um teatro e um café eslovenos. Até a restituição para a comunidade eslovena, sediava um departamento da Universidade dos Estudos de Trieste. Os dois presidentes também condecoraram o escritor ítalo-esloveno Boris Pahor, que tinha sete anos na época do incêndio e é a única testemunha viva do crime.

“Aqui em Trieste com o amigo e presidente Borut Pahor, marcamos uma etapa importante no diálogo entre as culturas presentes nesta área de fronteira, que tornam essa região preciosa para a vida da Europa”, disse Mattarella em seu discurso na sede da Prefeitura de Trieste.

Segundo o presidente da Itália, a história e as experiências dolorosas vividas pelas populações locais não podem ser esquecidas. “É exatamente por essa razão que o presente e o futuro devem chamar à responsabilidade”, acrescentou.

Já o presidente Pahor afirmou que a restituição do Narodni Dom “corrigiu o errado” e “fez justiça” aos eslovenos. “É um dia de festa, porque estamos celebrando juntos, Itália e Eslovênia, um objetivo compartilhado”, disse

https://www.provincia.biella.it/

Você pode se interessar também por ...

Queda de helicóptero mata sete pessoas no sul da Itália
Presidente da Itália Sergio Mattarella promete acelerar reconstrução após terremotos
Primeiro-ministro italiano Mario Monti diz que Itália pode defender “Taxa Tobin”
FUTEBOL ITALIANO: Novela chega ao fim e Donnarumma renova com Milan até 2021
FÓRMULA 1: Ferrari confirma saída de Fernando Alonso. Sebastian Vettel pilotará pela equipe italiana
TAGGED:Presidentes da Itália e Eslovênia fazem encontro histórico
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Matteo Salvini defende revogação da cidadania italiana de estrangeiros que cometem crimes

Fabio Botto
Fabio Botto
18 de maio de 2026
Nova flotilha com italianos é interceptada por Israel
Corpos de italianos desaparecidos são encontrados em caverna nas Maldivas
Defesa de autor de atropelamento na Itália pedirá perícia psiquiátrica
Embaixador do Brasil na Itália vê acordo União Europeia-Mercosul como complexo, mas com oportunidades
Tenista italiano Sinner vence Ruud, conquista Masters 1000 de Roma e entra para história do tênis
Líderes italianos prestam homenagem a Sinner após título histórico
Meloni e Mattarella visitam feridos em hospitais após ataque que chocou Itália
Giorgia Meloni celebra declaração europeia sobre gestão de fluxos migratórios
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?