Variedades

Preso no Brasil, o “Rei da Cocaína” de Milão – Por Dr. Rodrigo Capobianco

Ciao a tutti, come và?

A ligação existente entre a Itália e o Brasil vai além da questão da imigração e a sua consequência cultura e comportamental dos Ítalo-Brasileiros que vivem no Brasil.

A questão econômica vincula sobremaneira os dois países com uma infinidade de empresas italianas que se firmaram no Brasil e tantas empresas brasileiras estabelecidas na Itália.

E, dentre os aspectos econômicos que envolvem as duas pátrias, a atuação no submundo do crime, da ilicitude, também vincula Itália e Brasil.

Recentemente, uma notícia criminal que envolvem o tráfico ilícito de entorpecentes  estampou as manchetes de jornais brasileiros e italianos.

A notícia diz respeito à prisão, na cidade de João Pessoa – PB, do italiano Rocco Morabito, de 54 anos, um dos traficantes mais procurados no mundo, condenado a 103 anos e que estava sendo procurado desde 1995, juntamente com o italiano Vincenzo Pasquino, de 30 anos, os dois acusados de integrar a máfia calabresa ‘Ndrangheta.

Segundo a polícia italiana, a função de Morabito na máfia era organizar as importações de centenas de quilos de cocaína da América do Sul para distribuição na Itália, sendo conhecido como o “Rei da cocaína de Milão”.

Vincenzo Pasquino, um dos 30 foragidos mais procurados pela polícia italiana, tinha contra ele um mandado de prisão expedido em 2019 pela Corte de Turim, sua cidade natal.

Segundo a Polícia Federal brasileira, Morabito e Pasquino tinham envolvimento com o narcotraficante brasileiro André Oliveira Macedo, o André do Rap, ligado ao PCC (Primeiro Comando da Capital) e foragido da Justiça, e com outros criminosos da facção.

Os italianos serão extraditados para a Itália.

Arrivederci !

Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador do porta Rádio Italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios