Notícias

Ponte de Rialto em Veneza passará por uma total restauração

O 'paciente' tem mais de 600 anos e é necessário prosseguir com cautela: vai durar cerca de um ano aradiografia que os técnicos farão da Ponte de Rialto, em Veneza, antes de iniciar a restauração propriamente dita e justamente desta preciosidade do século XVI, patrocinada pelo proprietário da Diesel, Renzo Rosso.

Na última semana, anunciou o assessor de obras públicas Alessandro Maggioni, começará a instalação na superfície da Ponte de um sistema de pontos sensíveis, constituídos por 90 prismas ópticos que, mediante a série de medições ao longo do ano, acompanhará a movimentação da estrutura.

Na primeira semana de março, terá início o levantamento geotécnico das fundações da Ponte de Rialto e do terreno onde está assentada. Neste caso, a duração do estudo será de aproximadamente três meses e irá desenvolver-se em nove etapas de perfurações sucessivas no aterramento da ponte.

Maggioni também anunciou que nestes dias será concluída a operação de limpeza dos grafites da ponte, que começou no final de 2012 e que também incluiu a limpeza  dos muros das lojas particulares instaladas em suas rampas.

A conclusão da restauração de Rialto é esperada para 2015. Maggioni também explicou que foi concluído, e será entregue nos próximos dias, um estudo histórico-arquivista que pesquisou textos e ilustrações gráficas guardados nos arquivos da cidade sobre a construção da ponte e suas restaurações, com uma referência especial às estruturas da fundação.

Depois disso, com base no acordo de patrocínio assinado com Only The Brave SRL, terão início outros levantamentos necessários para complementar o conhecimento da estrutura, visando aprimorar as atividades de projeção da restauração em colaboração com a Superintendência dos Bens Arquitetônicos e Paisagísticos de Veneza, tais como pesquisas subaquáticas, relevamento dos materiais e do estado de degradação, além de análises estáticas, acrescentou ele. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios