Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Pressionado, Berlusconi pode ter de mudar gabinete na próxima semana
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Pressionado, Berlusconi pode ter de mudar gabinete na próxima semana
Notícias

Pressionado, Berlusconi pode ter de mudar gabinete na próxima semana

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O premiê da Itália, Silvio Berlusconi se agarra ao poder apesar do caos político em que está mergulhada a Itália, devido à saída anunciada de vários ministros de Estado, às pressões para que renuncie ao cargo e às revelações sobre sua nada discreta vida sexual.

O magnata e chefe de governo italiano, que passou parte da semana na Coreia do Sul por ocasião da cúpula do G20, se recusa a renunciar e abrir uma nova fase de negociações, após ter perdido apoio de um de seus principais aliados, Gianfranco Fini, presidente da Câmara de Deputados.

https://www.provincia.biella.it/

Os dissidentes da coalizão de direita de Berlusconi, chamados "finianos" em alusão a Fini, confirmaram que retirarão um ministro, vários vice-ministros e dois secretários de Estado, o que forçará o premiê a mudar seu gabinete.

Uma guerra de moções, uma favorável no Senado, onde o primeiro-ministro goza de ampla maioria, e outra contra, apresentada pela oposição de esquerda na Câmara de Deputados, onde perdeu a maioria, retratam o clima de confusão e ansiedade que predomina na península e que muitos editorialistas qualificam de "fim de um regime".

Após três horas de reunião, o alto escalão do Partido da Liberdade (PdL) ergueu uma verdadeira muralha de proteção ao redor de seu líder e advertiu que não aceitará formar um novo governo "com outro premier".

Para acalmar os ânimos, o porta-voz do PdL na Câmara de Deputados, Fabrizio Cicchitto, prometeu que será verificado se o governo goza de maioria no Parlamento e, se o apoio se confirmar, "se seguirá adiante".

Chichitto quer que se respeite o calendário e se vote primeiro a lei orçamentária, "uma prioridade em um momento de crise econômica", e adiar as votações das moções, o que serviria para evitar eleições antecipadas ou a formação de um governo "técnico", com duração limitada.

O semanário "L'Espresso" traz, na capa da edição desta sexta-feira, uma foto da estátua do imperador romano Berlusconi que desmorona, resumindo em uma imagem a sensação que muitos observadores, cientistas políticos e editorialistas descrevem como "o desmoronamento geral".

"O colapso de Pompeia, as inundações no Veneto, a agonia da maoria, a economia paralisada, sem falar das prostitutas e das 'bunga bunga' (orgias). É preciso reconstruir a Itália", resumiu a revista.

https://www.provincia.biella.it/

Além das brigas entre a chamada casta política, das quais não se pode prever o resultado, o principal líder do país há quinze anos está afundado na desmoralização.

"Berlusconi está com as horas contadas. Em pouco tempo a Itália se livrará de um câncer que tem destruído a economia nacional, desonrado as instituições e manchado os valores morais", disparou Leoluca Orlando, do movimento anticorrupção "Itália dos Valores".

Os excessos e abusos do magnata das comunicações no exercício do poder tem suscitado críticas e protestos de meios de comunicação, industriais e inclusive da Igreja italiana.

Dois vídeos divulgados esta semana, nos quais jovens esculturais são vistas entrando na residência privada do primeiro-ministro sem serem submetidas a controles, contribuíram para sujar ainda mais a imagem de Berlusconi, já gravemente afetada após o escândalo Ruby, uma menor de idade marroquina.

Este caso revelou que o chefe do Executivo chegou a intervir junto ao poder policial para liberar a jovem, acusada de roubar euros e jóias de uma amiga.

A Comissão Parlamentar italiana para a Segurança (Copasir) pediu a presença de Berlusconi para explicar seu sistema de segurança, devido à presença de "muitas pessoas", boa parte prostitutas de luxo, em suas residências.

Você pode se interessar também por ...

Empresário confessa ter matado brasileira na Itália
Sobe para 124 número de mortos após terremoto na Itália
Governo italiano está em “estado de guerra” contra os sonegadores de impostos
Quadrilha que furtou obras renascentistas na Itália era composta por quatro pessoas
Ministra do Interior da Itália teme novos atentatos contra instituições financeiras e o governo
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?