
A primeira edição do Prêmio ItaliaNoRio, honraria criada para fortalecer os laços entre a Itália e o Brasil e celebrar os mais de 150 anos de memória da imigração italiana no país sul-americano, deu seu pontapé inicial.
A premiação, concedida pela Câmara Ítalo-Brasileira (Italcam) e pelo Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro, será entregue no próximo dia 21 de fevereiro, durante o Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil, instituído por lei em 2008.
O evento premiará projetos e pessoas que contribuem para valorizar a cooperação bilateral em uma ampla gama de áreas, que vão desde o setor econômico ao cultural.
Em especial, as categorias presentes no Prêmio ItaliaNoRio são: sustentabilidade, inovação industrial, gastronomia, cultura, educação, impacto social e jovens talentos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de dezembro no site oficial (premioitalianorio.com.br), por pessoas e instituições que desenvolvam iniciativas relevantes nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Além disso, uma menção especial do prêmio irá homenagear Jean Guagni Dei Macovaldi, pioneiro da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, que chegou ao Rio de Janeiro vindo de Rapallo, em 1946, para trabalhar no setor de pedras ornamentais, construindo uma carreira que deixou marca importante na área.
“O Prêmio ItaliaNoRio nasceu para valorizar o contributo dos descendentes de italianos e das empresas italianas no desenvolvimento econômico e cultural do Rio de Janeiro.
Em um momento em que a cidade reafirma seu papel estratégico, o prêmio reconhece iniciativas que unem tradição e inovação”, destacou a presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Renata Novotny.
“A colaboração entre a Câmara de Comércio Italiana e o Consulado-Geral da Itália reforça os laços entre os investimentos italianos e o tecido empresarial local. O prêmio se propõe como um catalisador de novas parcerias, geração de empregos e visibilidade internacional”, acrescentou.