Notícias

Primeira-ministra Giorgia Meloni recebe Lula na sede do governo italiano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido com honras de chefe de Estado pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, no Palácio Chigi, sede do governo italiano, localizado em Roma.

Inicialmente, o encontro entre os 2 não aconteceria por “questões de agenda”. A reunião, no entanto, foi confirmada de última hora, já quando o presidente estava em voo rumo à Itália.

Havia uma preocupação da diplomacia de ambos os países de que a passagem de Lula pelo país europeu sem a reunião com a primeira-ministra pudesse simbolizar a sobreposição de divergências ideológicas à pauta pragmática entre Brasília e Roma.

Representante da direita italiana e fundadora do partido Irmãos da Itália, Meloni fez duras críticas a Lula no passado, quando esteve na oposição.

A principal delas é sobre o caso do ex-integrante do grupo PAC (Proletários Armados Pelo Comunismo) Cesare Battisti, condenado por 4 homicídios ocorridos no fim dos anos de 1970 na Itália.

Esse foi o primeiro encontro entre os dois desde que Lula retornou à Presidência da República. Em seu terceiro mandato, ele já viajou três vezes para a Europa.

De acordo com fontes, o encontro entre Lula e Meloni foi amistoso e cordial e fora discutida questões comerciais entre Brasil e Itália. Os dois países mantêm uma parceria estratégica e forte colaboração, além do intercâmbio cultural e da comunidade italiana presente no Brasil. São cerca de 30 milhões de descendentes, segundo o governo federal.

Há ainda forte colaboração em matéria de Defesa, especialmente no fornecimento e desenvolvimento de viaturas blindadas para o Exército Brasileiro e empresas italianas.

Brasil e Itália – assim como o restante da União Europeia – divergem na abordagem para a guerra na Ucrânia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios