Blog do BottoNotícias

Primeiro caso de pedido de cidadania italiana via judicial após decreto é enviado para análise da Corte Constitucional

O Tribunal de Turim, na Itália, emitiu o primeiro parecer de um processo para reconhecimento de cidadania italiana protocolado após o decreto que restringe o documento apenas a filhos e netos de italianos.

O pedido para reconhecimento de cidadania foi feito por uma família venezuelana de descendência italiana.

O juiz entendeu que a nova lei é inconstitucional, e deveria valer penas aos nascidos após a publicação do texto, em 28 de março deste ano, e não para todas as pessoas que têm processos protocolados depois dessa data.

O magistrado afirmou que, com base na lei anterior, a cidadania seria concedida. Contudo, por conta da nova regra, entendeu que seria negada. Ele suspendeu o julgamento e remeteu o caso para apreciação da Corte Constitucional, cuja principal função é garantir que todas as leis e atos normativos respeitem os princípios fundamentais estabelecidos na Constituição de 1948.

Portanto, cabe à Corte Constitucional analisar o pedido do Tribunal de Turim sobre a inconstitucionalidade da nova lei. A expectativa é de que a Corte Superior se posicione sobre este caso ainda neste ano.

Quando o posicionamento da Corte for emitido, deverá gerar um precedente que provavelmente todos os tribunais italianos irão seguir.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios