Notícias

Primeiro filme de Whit Stillman em 13 anos encerra festival de Veneza 2011

Já ouvimos falar de bolhas imobiliárias, econômicas e até da internet. O diretor americano Whit Stillman, diretor da comédia Damsels in Distress, que encerra o 68º Festival de Veneza na noite deste sábado, 10, foi vítima de outra bolha, a do cinema indie. “A bolha do cinema independente americano dos anos 90 estourou no início dos anos 2000. De repente, ficou quase impossível fazer o tipo de filme que costuma fazer. O mercado foi dominado por superproduções, franquias, estrelas de cinema. Foi um período depressivo, realmente”, contou o autor de Os Últimos Embalos da Disco (1998), seu último trabalho.

Responsável por modestas pérolas do gênero naquela década, como Metropolitan (1990) eBarcelona (1994), Stillman levou mais de 10 anos para conseguir voltar a filmar. Assim como em seus filmes anteriores, Demsels in distress é focado em um grupo de jovens em um momento de transição na vida. O filme é centrado em um grupo de universitárias de Nova York que administra o centro de prevenção de suicídios do campus. O objetivo delas é reeducar os estudantes e promover um convívio social mais civilizado entre eles, através de um programa de higiene pessoal e prática de dança.

O tom é de nonsense, mas Stillman trabalhou sobre um fenômeno real. “Esses grupos de educação paralela nos campus realmente existiram. Já foram moda nas universidades americanas, nos anos 60 e 70. Ouvi histórias sobre garotas que promoviam esse tipo de atividade quando voltei a Harvard para reencontrar amigos, ainda nos anos 70. Todo mundo tinha um caso contar sobre essas jovens sofisticadas e perfumadas que incentivavam a vida social do campus. Desde aquele momento vi ali um filme para contar.”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios