Notícias

Primeiro-ministro da Itália Mario Monti manifesta preocupação com o programa nuclear iraniano

O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, afirmou que seu país, assim como Israel, também está preocupado com o programa nuclear iraniano, e disse que a apreensão israelense é "legítima".

O chefe de Governo italiano passou hoje por Cesárea e Jerusalém, em Israel, e em Ramalah, em território palestino, onde se encontrou com o premier israelense, Benyamin Netanyahu, e o líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Abu Mazen.

No encontro com o líder italiano, Benyamin reiterou o desejo de Tel Aviv de que cesse o enriquecimento de urânio no Irã e de que se desmantelem todas as instalações subterrâneas destinadas a isso.

"Deter qualquer tipo de enriquecimento de urânio. Todo o urânio já enriquecido deve sair do Irã. Todas as instalações subterrâneas devem ser desmanteladas", pontuou o israelense, em coletiva de imprensa.

Em sua passagem por Ramallah, Monti tratou do conflito israelense-palestino. Ele e defendeu a solução dos "dois Estados" por meio da negociação e disse que "não reconhece nenhuma modificação das fronteiras com relação aos acordos de 1967", da Guerra dos Seis Dias, a não ser que haja outro acordo entre as partes sobre isso.

"A negociação entre as partes não tem alternativa para a solução do conflito", disse, defendendo "a adoção de medidas que restabeleçam a confiança", de forma a "garantir a segurança de Israel e uma derrota do terrorismo". 

Ele também anunciou um encontro entre os governos da Itália e Israel para 25 de outubro e ainda convidou Abbas para visitar Roma no marco do que considerou como uma "histórica amizade entre Itália e o povo palestino". 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios