Notícias

Primeiro-ministro Enrico Letta e presidente italiano Giorgio Napolitano lamentam morte de Mandela

O primeiro-ministro italiano Enrico Letta expressou seu pesar pela morte do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, assim como o presidente italiano, Giorgio Napolitano.

"Senhor presidente, o desaparecimento de Nelson Mandela provocou profunda emoção no povo italiano, que na figura do primeiro presidente negro da República Sul-africana viu um exemplo de compromisso generoso a favor dos direitos e das razões da integração", escreveu Letta em uma mensagem ao presidente sul-africano Jacob Zuma.

"São estes os valores nos quais se inspira a ação que o Governo italiano pretende seguir com força e determinação, com o objetivo que o nosso país e a nossa Europa saibam se espelhar no exemplo da longa batalha liderada por Madiba", escreveu o premier.

Por sua vez, o presidente italiano afirmou que recebeu a noticia da morte do Premio Nobel da Paz com comoção. "Recebei com comoção e grande tristeza o desaparecimento do ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela", escreveu Napolitano em uma mensagem a Zuma.

"Demonstrou que um mundo mais equilibrado e solidário, onde diversidade é sinônimo de riqueza, é possível", afirmou ele.

"Seu insubstituível desejo pela liberdade, pela dignidade e igualdade teve razão diante da barbárie do apartheid", destacou o presidente italiano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios