Notícias

Primeiro-ministro italiano Enrico Letta pode pedir novo voto de confiança no Congresso

Cerca de dois meses depois de obter o voto de confiança no Parlamento italiano, o premier Enrico Letta poderá enfrentar novamente o mesmo processo. Após uma reunião com congressistas do Forza Italia (FI), partido liderado pelo senador cassado Silvio Berlusconi, o presidente Giorgio Napolitano disse que é necessário promover uma transição parlamentar que marque a passagem de um governo de ampla maioria para a nova composição que se formou após a saída do FI da coalizão governista.

"A transição será uma ocasião para reforçar novamente o governo e a sua legitimidade", disse Letta. Na próxima semana, ele vai se encontrar com Napolitano para discutir como esse processo será feito. A solução mais provável é o premier voltar ao Congresso e pedir um novo voto de confiança para provar que ele mantém uma maioria suficiente para administrar o país.

No entanto, o Forza Italia queria forçar o primeiro-ministro a declarar formalmente uma crise de governo e pedir demissão. "Nós éramos o parceiro mais importante do governo, e após nossa saída da maioria, pedimos que o premier se apresente demissionário na Câmara, após uma passagem obrigatória pelo presidente da República", afirmou Renato Brunetta, líder do FI na Câmara dos Deputados.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios