Notícias

Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi promete: Silvio Berlusconi cumprirá pena até o fim

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, garantiu que o ex-premier Silvio Berlusconi vai cumprir sua pena por fraude fiscal "até o último dia".

Recentemente, o atual chefe de governo mandou seu gabinete segurar uma reforma tributária que poderia permitir o retorno do senador cassado à política.

"Nós vamos mudar o fisco para os italianos, não para Berlusconi. Sem fazer concessões a ninguém, nem mesmo para ele, que vai cumprir sua pena até o último dia", declarou Renzi. O ex-primeiro-ministro foi condenado em agosto de 2013 a quatro anos de prisão no processo Mediaset, nome de seu conglomerado de mídia.

Segundo a Justiça, o líder do Forza Italia (FI), de 78 anos, criou na década de 1980 uma "galáxia de sociedades estrangeiras" para sonegar impostos relativos a direitos televisivos. Posteriormente, devido à sua idade, Berlusconi foi beneficiado por um indulto e teve a pena reduzida para um ano de cadeia.

Em abril de 2014, a sentença foi convertida em 12 meses de realização de serviços sociais, que ele começou a cumprir em maio em um asilo na província de Milão. Renzi decidiu adiar a reforma tributária após rumores de que ela conteria decretos benéficos a Berlusconi, que também está proibido de ocupar cargos públicos até 2019.

No entanto, segundo o premier, a decisão foi tomada para que os debates em torno da nova legislação fiscal não atrapalhem as negociações para eleger o novo presidente da Itália, já que Giorgio Napolitano irá renunciar ao cargo. "Essa obsessão por Berlusconi, tanto da parte de quem o ama como de quem o odeia, não me interessa", completou Renzi. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios