Notícias

Primeiro-ministro italiano Mario Monti mantém encontro bilateral com Dilma Rousseff

O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, reuniu-se com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, por ocasião da Cúpula do G20, em Los Cabos, no México, no primeiro encontro bilateral dos dois líderes, no qual discutiram, entre outras coisas, o caso deCesare Battisti.

O ex-terrorista italiano, condenado à prisão perpétua na Itália e que recebeu o status de refugiado político no Brasil em 2009, pelo então ministro da Justiça, Tarso Genro.

Posteriormente, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva decidiu manter o italiano no país, fato que gerou tensão entre Roma e Brasília.

De acordo com fontes diplomáticas, Dilma se reservou ao direito de conduzir reflexões posteriores sobre o caso e divulgar as suas posições em mérito.

A presidente não manifestou mais nada em relação ao assunto e manteve sua postura de respeitar as decisões de seu antecessor.

O caso Battisti continua sendo uma questão sobre a qual a Itália, que reivindicava a extradição do ex-terrorista, continua atenta. Um exemplo disso é que, ontem, teria sido o próprio Monti a "abordar" o caso com a mandatária brasileira.

Battisti, condenado na Itália à prisão perpetua por quatro assassinatos na década de 1970, quando era militante do grupo de extrema-esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), está em liberdade há dois, após ter cumprido quatro anos de prisão no Brasil, depois de sua passagem pela França.

O longo caso judiciário foi concluído com a liberação e concessão de um visto de permanência no país que lhe garante os mesmos direitos dos brasileiros, com exceção do voto e da elegibilidade.

O ex-militante foi preso em 18 de março de 2007, no Rio de Janeiro, depois de chegado ao país três anos antes com um passaporte falso.

As fortes pressões da Itália em todas as sedes para obter a extradição e levar de volta o Battisti à Itália para cumprir sua pena de nada serviram.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios