Notícias

Primeiro-ministro italiano Mario Monti se reúne com o PDL e Terzo Polo

O primeiro-ministro italiano Mario Monti se reuniu com integrantes do Povo da Liberdade (PDL), partido do ex-premier Silvio Berlusconi e com o Terzo Polo, um dia após a aprovação por parte do Senado do projeto de austeridade proposto pelo novo premier.

"Foi um encontro pré-natalício e pós-manobra" durante o qual "pedimos ao governo de estimular o crescimento e trabalhar para que a voz da Itália seja ouvida mais forte na Europa", disse Angelino Alfano, secretário-geral do PDL, ao deixar o Palácio Chigi, sede do governo italiano onde foi realizado o encontro.

Já para o presidente do PDL no Senado, Maurizio Gasparri, foi um "encontro sereno, positivo, longo e construtivo, se falou um pouco de tudo, de reformas de trabalho, de liberalizações mas sobretudo da agenda europeia visto que muitos problemas podem vir desta frente".

Agora é necessário "apontar para o crescimento depois de uma intervenção de emergência como a da manobra", afirmou ele.

Para o Gasparri em relação ao mercado de trabalho "o governo deve se concentrar no diálogo social construtivo".

Em relação a União Europeia (UE), o presidente do Senado acredita que "a Itália deve poder discutir e opinar sobre a sua Europa, por isso é necessário um confronto preventivo com o governo e também a nível parlamentar".

O Senado italiano aprovou o novo projeto econômico por 257 votos a favor e 41 contra. O plano incluiu medidas impopulares, como o aumento de impostos e a mudança na idade de aposentadoria.
   Atualmente a dívida italiana equivale a 120% do Produto Interno Bruto, a meta do país é equilibrar o orçamento público até 2013 (PIB).
   Mario Monti assumiu o cargo de primeiro-ministro no mês de novembro, após a renuncia de Silvio Berlusconi.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios