Notícias

Sétimo centenário da morte de Dante Alighieri será comemorado em Florença, em setembro

O sétimo centenário da morte de Dante Alighieri será comemorado por Florença, onde nasceu em 1265, e Ravenna, sua segunda e última pátria, onde morreu em 1321, com a segunda edição do Festival de Dante 2021.

"E quindi uscimmo a riveder le stelle" (E portanto saímos para voltar a ver as estrelas) é o título escolhido para a comemoração da edição 2012, que se realizará em Ravenna de 5 a 8 de setembro, incluindo exposições, eventos espetaculares e encontros com especialistas.

As exposições mostrarão como os cantos da Divina Comédia sempre foram fonte de inspiração para inúmeros artistas: de "Dante ilustrado. Paisagens para a Divina Comédia" com fotografias do século XIX, a "Paisagens itálicas na Divina Comédia" com imagens de 1917, e "Dez artistas europeus para Dante Alighieri", um projeto que extrapola a visão dantesca para a contemporaneidade.

Rosario Coluccia, Marzio Porro e Paolo Trovato, alguns dos maiores estudiosos dos textos dantescos, procuram explicar a relação entre a Comédia atual e aquela escrita pela pena de Dante.

Também está na agenda um "diálogo dantesco" entre Carlo Ossola eSilvio Orlando, e conferências sobre Francesca da Rimini (Zandonai) para entender quem foi de fato Francesca Da Polenta de Ravenna, inspiradora de um dos mais belos cantos do "Inferno".

Seis espetáculos completarão a viagem no universo dantesco, a começar pela música com o concerto "Attraverso il Novecento" nos Claustros Franciscanos, com a apresentação tanto de músicas de grandes intérpretes do século XX como o som de jovens compositores italianos, todos dedicados a Dante.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios