Notícias

Governadores cobram reabertura do comércio na Itália em 11/5

Os governadores das 20 regiões da Itália aprovaram por unanimidade um documento que pede a reabertura do comércio varejista em todo o país a partir da próxima segunda-feira (11), sete dias antes do previsto pelo governo nacional.

A medida já era defendida pela oposição, que controla mais da metade das regiões da Itália, e foi discutida durante uma reunião de governadores. “Ocorreu a conferência das regiões, por unanimidade, aprovou um documento que pede a reabertura do comércio varejista a partir de 11 de maio”, disse, em coletiva de imprensa, o governador da Ligúria, Giovanni Toti.

Segundo ele, o documento também pede que, a partir de 18 de maio, a prerrogativa de definir o cronograma de reabertura seja transferida do governo nacional para as administrações regionais.

“Trata-se de uma proposta de bom senso, a reabertura não pode ser um embate institucional”, afirmou o governador de Friuli Veneza Giulia, Massimiliano Fedriga, ainda antes da reunião. Uma das regiões governadas pela oposição, a Calábria, no sul, já desafiou o primeiro-ministro

Giuseppe Conte e autorizou a reabertura de bares e restaurantes, embora a proibição siga vigente em todo o país. Pelo cronograma do governo italiano, o setor só pode funcionar com atendimentos delivery e para viagem, enquanto o comércio varejista seria reaberto em 18 de maio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios