Notícias

Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi diz que União Europeia precisa ser menos burocrática

Em encontros bilaterais, antes da reunião do G7, o premier italiano, Matteo Renzi, pediu a chanceler alemã, Angela Merkel, e ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, que a União Europeia precisa ser "menos burocrática". "Para abrir o processo das decisões a serem tomadas em conjunto, é necessário partir da ideia de uma Europa menos burocrática e mais viva, aberta ao futuro, à inovação e ao crescimento", disse Renzi.

O encontro com Merkel foi o mais longo e o primeiro-ministro destacou a importância da mulher no sistema da UE, afirmando que "a importância do papel ativo das mulheres na reformulação das instituições europeias foi reiterada".

Os três líderes são fundamentais para o redesenho das instituições da União Europeia que, nas últimas eleições, teve uma forte mudança no perfil dos seus membros. Partidos de extrema direita e eurocéticos ganharam muito mais espaço no Parlamento europeu – sendo que muitos propõem referendos em seus países sobre a permanência das nações deles no bloco econômico e político.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios