Notícias

Primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi recebe Zapatero em Roma

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, recebeu em Roma, no Palazzo Chigi (sede do governo italiano) o seu colega espanhol, José Luís Rodríguez Zapatero, e destacou as ações em comum acordadas no encontro.

O premier italiano disse em uma coletiva de imprensa após a reunião, que os dois países pretendem realizar "intervenções comuns" em matéria de política exterior.

Berlusconi informou que "algumas situações internacionais na qual atuamos juntos", como no Líbano com a missão da UNIFIL, foram discutidas com Zapatero.

"Pude lhe dizer, pela confiança que tenho em José Luis [Zapatero], que o que ele decidir sobre certas situações certamente será compartilhado por nós", afirmou o chefe do Governo italiano.

Berlusconi elogiou os dados econômicos espanhóis e disse que inveja a política econômica de Zapatero e de seu governo.

"Olharmos com grande confiança a Espanha e a economia espanhola, [cujos dados econômicos] devem partir de uma consideração de que a Espanha tem uma dívida publica muito, muito limitada, já que é apenas de 53%.

Uma condição infelizmente muito diferente da italiana que têm um débito público de 115%, mais do dobro em relação à Espanha, e por isso invejo o Zapatero e o seu governo", disse o chefe do Governo italiano.

O premier também comentou a crise econômica na Europa e afirmou que "devemos defender o euro de todos os ataques da especulação internacional. A Europa se comportou bem, até agora, na defesa de sua moeda única".

Antes dos jornalistas começarem com as perguntas, o Berlusconi anunciou que deixaria Zapatero falar com a imprensa sobre o seu encontro com o papa Bento XVI e se retirou. O protocolo previa  que cada um respondesse duas perguntas e só depois o italiano se retiraria. Segundo fontes da sede do governo italiano o pequeno 'acidente' se deve a um mal entendido. 

Antes da reunião com Berlusconi, o primeiro-ministro espanhol foi recebido no Vaticano pelo Papa.(ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios