Notícias

Primeiro-ministro Silvio Berlusconi votará pelo fim das coalizões em referendo italiano

O premier italiano, Silvio Berlusconi, garantiu que votará pelo fim das coalizões para eleições legislativas no referendo que será realizado entre os dias 21 e 22 deste mês, em toda a Itália.

"Acredito que, se há um referendo, é importante dar uma resposta. Eu não faço campanha eleitoral sobre este referendo, mas votarei pelo sim", assegurou o chefe de governo em entrevista concedida ao canal de TV Teleuniverso.

 

Os italianos irão às urnas no início da próxima semana para votar pela alteração da legislação eleitoral para o Congresso. Se as mudanças propostas forem aprovadas, serão proibidas as coalizões partidárias criadas somente para a disputa eleitoral e dissolvidas logo em seguida.

 

No referendo, os italianos ainda poderão escolher pelo bipartidarismo para as eleições legislativas. Também terão a possibilidade de proibir que uma mesma pessoa se candidate ao Parlamento por diversas regiões ao mesmo tempo, o que é chamado de "candidatura múltipla".

 

O pleito de domingo e segunda-feira será o último deste ano no país. Duas semanas antes, os italianos votaram nos candidatos ao Parlamento Europeu. A coalizão de Berlusconi, o Povo da Liberdade, saiu vitorioso, conquistando o direito a 29 das 72 cadeiras. 

 

Na mesma data, foram realizadas as eleições para renovar o Executivo e o Legislativo dos municípios e províncias italianos. O resultado das urnas também foi favorável aos governistas, que conquistaram a vitória em 26 províncias. Antes, administravam apenas 12.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios