Notícias

Protesto na Itália contra construção de ferrovia deixa 5 feridos

Pelo menos cinco pessoas – quatro policiais e um operário – ficaram feridas em um protesto em Val di Susa (Itália), na fronteira com a França, no qual milhares de pessoas se manifestaram contra a construção de uma linha ferroviária de alta velocidade entre Turim e Lyon.

Os confrontos, segundo a imprensa local, foram protagonizados por membros de grupos radicais que pretendiam romper o cordão policial montado para proteger as obras da ferrovia. As forças de segurança responderam com lançamento de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, que atiraram pedras e outros objetos.

Há anos grande parte dos habitantes dos vales de Susa, Venaus e Sangone, na região do Piemonte (cuja capital é Turim), se opõem à construção do túnel pelo qual passará a linha ferroviária que unirá Turim a Lyon, obra financiada pela União Europeia (UE).

Os opositores consideram que o túnel destruirá a paisagem, e temem efeitos negativos ambientais e para a saúde, já que as obras exigem a remoção de milhares de toneladas de urânio e amianto, principais elementos que compõem as montanhas pelas quais o trem passará.

Um relatório da Comissão Europeia elaborado por especialistas independentes assegurava há alguns anos que os riscos tanto para os trabalhadores como para os habitantes devido à presença de gases tóxicos ou amianto "não pareciam ser significativos". O percurso Lyon-Turim está dentro do projeto da ligação "Lyon-Trieste-Liubliana-Budapeste-fronteira ucraniana", que está entre as prioridades da UE e cujas obras deveriam ter começado no ano passado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios