Variedades

Quadro do artista italiano Cimabue é leiloado por valor recorde

Uma rara pintura do artista italiano Cimabue (1272-1302), que foi encontrada pendurada na cozinha da casa de uma idosa francesa, foi vendida por mais de 24 milhões de euros em leilão realizado em Selis, perto de Paris.

O pequeno quadro (25,8 x 20,3 cm) estava perdido há anos e foi encontrado por um leiloeiro em uma casa particular na cidade de Compiègne. A obra estava pendurada entre a cozinha e a sala de estar e foi levada para ser avaliada por especialistas. A dona da casa, por sua vez, pensava se tratar de uma pintura de pouco valor.

O quadro passou por testes com luz infravermelha para observar as semelhanças com as obras de Cimabue, também conhecido como Cenni di Pepo. Era esperado que a pintura fosse vendida no leilão por até 6 milhões de euros, mas a oferta vencedora foi quatro vezes maior, chegando a pouco mais de 24 milhões de euros. De acordo com a casa de leilões Acteon, a quantia paga foi um novo recorde para uma pintura medieval. O nome do comprador não foi revelado.

Acredita-se que a pintura de Cimabue faça parte de um políptico, uma obra maior de cenas pintadas e divididas em diversos painéis. Especialistas dizem que o quadro é de 1280 e representa a paixão e a crucificação de Cristo.

Outras obras de Cimabue estão expostas na National Gallery de Londres e na Frick Collection em Nova York.

Cimabue nasceu em Florença e é considerado o último pintor italiano a seguir a tradição bizantina. O artista também atuou em um período de transição entre a arte estilizada do período medieval e as obras naturalistas do Renascimento. Cenni di Pepo é conhecido por ter descoberto o pintor e arquiteto Giotto di Bondone.(

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios