Notícias

Em mensagem de fim de ano, presidente italiano, Sergio Mattarella, pede prioridade ao trabalho

Em sua primeira mensagem de fim de ano como presidente da Itália, Sergio Mattarella deu foco às questões relacionadas ao emprego no país. Segundo o mandatário, em discurso realizado em sua casa, há muitos jovens sem trabalho.

"O emprego voltou a crescer. Este é um dado positivo, que mesmo que nos dê confiança, a saída da recessão econômica e a retomada não colocam fim ainda às dificuldades cotidianas de tantas pessoas e de tantas famílias. O trabalho ainda falta para muitos de nossos jovens", destacou o líder.

Para ele, esse grande número de pessoas que estão fora do mercado de trabalho, "são jovens preparados, que estudaram, possuem talento e capacidade e precisam contribuir para o crescimento do nosso país, mas não podem programar o próprio futuro com a tranquilidade necessária".

Segundo dados divulgados ao longo dos últimos oito anos de crise econômica, cerca de 40% dos jovens entre 15 e 25 anos não possuem emprego fixo na Itália. Em áreas como o "Mezzogiorno", o sul do país, esse índice chegou a ultrapassar os 50%".

Mattarella ainda lembrou das dificuldades das pessoas mais velhas em conseguir se recolocar no mercado do trabalho "e que vivem com a preocupação de prover dinheiro para a própria família" e da "insuficiente ocupação feminina".

O mandatário ainda ressaltou que as desigualdades sociais pesam mais contra os jovens e que elas "deixam a economia mais frágil e aumentam o sofrimento de quem está em dificuldade". Sem medo de falar das divisões regionais, Mattarella afirmou que a falta de trabalho no Mezzogiorno "é um questão nacional" porque "sem um crescimento lá, o país inteiro andará para trás".

Conforme era esperado, o presidente italiano não falou de política partidária e de temas polêmicos votados na Câmara e no Senado italianos para "falar das principais dificuldades e das principais esperanças da vida dia após dia". "A todos, um bom 2016", finalizou Mattarella.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, elogiou o discurso de cerca de 20 minutos do líder do país. "Discurso bonito e direto ao coração dos italianos. Obrigado Presidente, #bomano", postou em sua conta no Twitter.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios