
Uma cabine do teleférico do Monte Faito, perto de Sorrento, no sul da Itália, desabou em decorrência da onda de mau tempo, que atinge a região, e deixou ao menos quatro mortos.
Segundo a empresa que opera o setor de transportes, a Ente Autonomo Volturno (EAV), o teleférico, que conecta Castellammare di Stabia ao Monte Faito, ficou parado por cerca de uma hora devido a uma pane no sistema e os passageiros precisaram ser resgatados.
As autoridades locais conseguiram retirar 12 turistas estrangeiros que estavam presos em outra cabine, a poucos metros do solo.
“Todos estão bem, não sofreram ferimentos e saíram em segurança”, afirmou a EAV. No entanto, uma outra cabine ficou bloqueada no topo da ligação e perdeu o contato com a central, logo após a pane, com cinco pessoas a bordo, incluindo o operador.
Os socorristas tentaram chegar no cume do monte para fazer o resgate, mas as péssimas condições climáticas dificultaram o acesso. Na sequência, foi anunciada queda.
“A cabine no topo do teleférico do Monte Faito desabou, há temores de vítimas”, escreveu o presidente da EAV, Umberto De Gregorio, nas redes sociais, descrevendo como “uma tragédia”.
O balanço inicial informou que o acidente havia deixado três mortos, um ferido em estado grave e uma pessoa desaparecida – o operador -, mas pouco depois os bombeiros e equipes de resgate que trabalham no local encontraram a última vítima.
O passageiro ferido em estado grave precisou ser retirado do local de helicóptero. Em declaração à imprensa, o prefeito de Castellammare di Stabia, Luigi Vicinanza, explicou que o cabo de tração do teleférico quebrou e, apesar de o freio de emergência ter sido acionado, o da cabine não funcionou.
Além disso, lembrou que o teleférico foi reaberto há uma semana, após as férias de inverno: “Os funcionários da Eav repetiram que estavam orgulhosos da tecnologia do sistema e disseram que realizam sistematicamente testes de segurança caso o cabo de tração se rompa”, contou Vicinanza.