
Morreu Sergio Pininfarina, o histórico fabricante de carrocerias de Turim. Nascido em 8 de setembro de 1926 com o sobrenome de Farina em Turim, foi nomeado senador vitalício pelo presidente da República Carlo Azeglio Ciampi em 23 de setembro de 2005.
Pininfarina foi presidente da Confindustria no período 1988-1992.
O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, disse que ele foi fundamental para o sucesso da Ferrari. "Lembro-me dele como uma pessoa que foi essencial para a história e o sucesso da Ferrari, uma pessoa que vinculou seu nome a alguns dos nossos carros mais bonitos", disse aos microfones de GR RAI.
"Com Sergio trabalhamos junto para fabricar a Maserati quatro portas e lembro também das muitas discussões, mas no final suas habilidades e seu senso de elegância sempre prevaleceram. A ele e a seu filho Andrea dedicamos o novo conversível Ferrari "Sergio e Andrea Pininfarina". Sempre lembrarei dele também como um grande expoente de um fino Made in Italy no mundo", acrescentou Montezemolo.
Já para o premier Mario Monti, ele soube conjugar beleza e qualidade.
No Senado, Monti expressou as condolências: "Gostaria de me juntar aos sentimentos de pesar pela morte do senador Sergio Pininfarina. Cheguei a conhecê-lo pessoalmente e pude apreciar seus dons", disse Monti no início de seu discurso sobre a Cúpula da UE.
Pininfarina era um homem dotado de um talento inato, capaz de combinar a beleza e a qualidade do espírito italiano, disse ainda o primeiro-ministro.